Retornar a página inicial
O Museu Localização Atividades Culturais Exposição Interativa Publicações Galeria de Fotos Fale Conosco Retornar a página inicial
  VISITANDO O MUSEU DO MARAJÓ
  VAQUEIRO
  LENDAS
  URUBU
  ARTESANATO
  COSMOLOGIA
  CERÂMICA
  PESCADOR
  PESQUISA
  FAUNA
  PAJÉ
  NEGRO
  COZINHA
 
 
 
 
 
 
 

udo (ou quase) sobre as cobras Clique para ver imagem no folclore local e não só local. Além das cobras aqui expostas, temos um computador barrigudo, movimentado por uma manivela lateral. Na parte de cima está uma janelinha, com todas ou quase as perguntas que você quer fazer sobre cobras.

É verdade que a cobra gosta de leite de mulher, então tira a criança do peito da mãe quando está mamando, depois bota a ponta do seu rabo na boquinha dela para que não chore e fica mamando no lugar dela?

É verdade que a cobra, quando vai beber água, deixa o veneno de baixo de uma pedra e, quando volta, se não encontrar o veneno, fica furiosa?

É verdade que, para curar o mordido de cobra, precisa dar-lhe muita cachaça? Ou será melhor o café?

Vamos conhecer o jacaré Clique para ver imagem com o seu complexo de inferioridade, a sua história, as perseguições, as grandes matanças. Quantos jacarés podiam exterminar numa matança de fazenda uns cinquenta o sessenta anos atrás?

Matavam pela cobiça de vender o couro ou pela fome de comer a carne?

Você conhece o jacaré tiri-tiri? O jacaré mastiga muito, mastiga pouco ou mastiga nada? Qual é a comida que não consegue digerir de jeito nenhum?

O aviário Clique para ver imagem O nosso aviário é o mais ecológico do mundo! Os passarinhos não gostam de gaiola, então mandaram para o museu a carteira de identidade com retrato e tudo e ficaram cantando no arboreto... Só vendo e ouvindo!

Em certa época do ano, o nosso arboreto vira dormitório de pássaros que chegam aos milhares, na maior algazarra.

O Supercomputador Homem x Bichos Clique para ver imagem Uma comparação entre o comportamento dos homens e dos animais: os bichos são pais amorosos? o bicho só mata para comer? Os bichos têm vícios? Você sabe o que é inprinting e grooming? Conhece a história de Lorenz e seus patinhos? O bicho só mata para comer? É verdade que o pirarucu come seus filhotes?

Cumbuca Clique para ver imagem, Você põe mão em cumbuca? Macaco velho, não! Descobrindo os ditados populares... que muita gente não conhece! E todo mundo tem medo de por mão na cumbuca!

A lampreia que não é lampreia. Também nos conhecimentos gerais o povo pode ter idéias erradas ou simplesmente trocar os nomes ou inventar nomes regionais. Um exemplo típico é a lampreia que não é lampreia. Vamos descobrir os segredos da Pirambóia, Trairambóia ou Lepidosiren paradoxa de Fitz!: o que não falta é nome! Com certeza não é venenosa como o povo diz, em compensação morde à beça. Aliás você sabia que este bichinho morde sem ter os dentes? Isso mesmo, porque tem uma dentadura completa!

topo da página

Página Inicial .. O Museu .. Localização .. Atividades Culturais .. Exposição Interativa .. Publicações .. Galeria de Fotos .. Fale Conosco