Retornar a página inicial
O Museu Localização Atividades Culturais Exposição Interativa Publicações Galeria de Fotos Fale Conosco Retornar a página inicial
  VISITANDO O MUSEU DO MARAJÓ
  VAQUEIRO
  LENDAS
  URUBU
  ARTESANATO
  COSMOLOGIA
  CERÂMICA
  PESCADOR
  PESQUISA
  FAUNA
  PAJÉ
  NEGRO
  COZINHA
 
 
 
 
 
 
 

Museu do Marajó está localizado numa antiga fábrica de óleros vegetais que, depois da falência, ficou abandonada e entregue aos morcegos durante muitos anos.

Em 1983 o prédio foi resgatado pela Associação O Museu do Marajó e parcialmente recuperado Clique para ver imagem. Por sorte ou por concidência, o prédio apresentava condições mais que satisfatórias para as atividades previstas, considerando o fato que desde o começo, sempre houve a intenção de criar um projeto que se encaixasse perfeitamente no contexto do interior marajoara.

A área museológica coberta da Exposição Permanente mede 1.000 m2 Clique para ver imagemClique para ver imagem,com mezanino Clique para ver imagem destinado a documentar com particular interesse a cosmologia del caboclo.

A área externa do museu (9.000 m2), é ocupada pelo arboreto, que neste momento está quase esquecidopor causa da má conservação das estivas. Com uma pequena recauchutagem, estará de novo em forma a casa do caboclo Clique para ver imagem. Até o morador da capital terá assim a oportunidade de ver por perto a casa da beira do rio, onde mora o caboclo e descobrir os segredos dele, das suas defesas contra os inimigos naturais, do tajá soldado, di pião roxo, do chifre de boi... Nesta área deverá surgir também a casa da farinha, a casa de taipa, e a reprodução do Marajó no campo, com cercas, porteiras, mundéu...

O Museu dispõe ainde outra 10.000 m2 para as atividades culturais, como a Casa do Artesanato, a Oficina-Escola Clique para ver imagem, a Fazendola Clique para ver imagem (destinada a cursos e encontros).

Está programada a construção da Casa da Cerâmica e da Casa da Cultura.

Eventualmente um Hotel, que facilitando as visitas ao Museu, lhe garantiria uma renda fixa. Vale a pena sonhar!

Você sabia? Clique para ver imagem Coisas comuníssimas que poucos acertam: o gogó de guariba, o dente da capivara, o ferrão de arraia, o ovo da galinha ambiciosa e ... outros curiosidades. Donde vem a maçã de gado? é mesmo remédio antigo para doenças de mulher?

O Museu do Marajó é a memória da terra e procura resgatar até o registro do artesanato menor, esquecido no fundo gaveta.

Mestre Hugo fazia os santos com osso de boi Clique para ver imagem que, no museu, encontraram a moradia digna.

topo da página

Página Inicial .. O Museu .. Localização .. Atividades Culturais .. Exposição Interativa .. Publicações .. Galeria de Fotos .. Fale Conosco