Museu do Marajó nasceu de modo informal em 1972, na cidade de Santa Cruz do Arari.

No dia 16 de dezembro de 1981 foi fundada a Associação com o nome de O Nosso Museu de Santa Cruz do Arari Clique para ver imagem.

No dia 14 de julho de 1983, na Assembléia Geral dos sócios, foi mudada a razão social, sendo escolhida a nova denominação de O Museu do Marajó.

Na mesma oportunidade, foi mudada também a sede que passou a ser a cidade de Cachoeira do Arari, no prédio da antiga fábrica OLEICA Clique para ver imagem que, por causa da falência Clique para ver imagem estava abandonada Clique para ver imagem.

O Museu do Marajó resgatou a dívida da OLEICA perante o BASA graças à arrecadação da venda da antiga sede de Santa Cruz do Arari, comprada pelo Governo Estadual, na administração do Gov. Jader Barbalho e ao mesmo tempo indenizou a OLEICA na pessoa do seu Diretor, o Sr. Antônio Pessoa.

A Prefeitura Municipal de Cachoeira do Arari, através do Prefeito Edir de Souza Neves, doou uma área destinada às atuais instalações de apoio, (Fazendola, Capela de São Pedro, Casa do Artesanato, Escola Oficina), e mais o terreno onde está prevista a construção da Casa da Cerâmica, da Casa da Cultura, do Hotel, que garantiria o sustento do Museu.

O Museu em Cachoeira foi aberto ao público Clique para ver imagem em 8 de dezembro de 1984, enquanto continuavam os serviços de recuperação e instalação.

A inauguração oficial Clique para ver imagem foi realizada em 12 de dezembro de 1987.

O Museu do Marajó nasceu como uma sociedade civil sem fins lucrativos, que visa o desenvolvimento da comunidade Marajoara através da cultura. Está legalizada em todos os níveis: no Conselho Nacional de Serviço Social, no Conselho Nacional de Museus e no Cadastro do Ministério da Cultura. Tem Inscrição Estadual, CNPJ, Atestado de Utilidade Pública Municipal e Estadual.

O Museu do Marajó foi fundado e dirigido pelo saudoso Giovanni Gallo Clique para ver imagem.

endereço de O MUSEU DO MARAJÓ é meio estranho:

Avenida do Museu 1983 Clique para ver imagem

Cachoeira do Arari tem avenidas tão compridas? Parece São Paulo!

A explicação é muito simples e original

Quando O NOSSO MUSEU DE SANTA CRUZ DO ARARI mudou sua razão social assumindo o nome de O MUSEU DO MARAJÓ, transferiu-se para o novo endereço em Cachoeira do Arari, na antiga sede da Fabrica OLEICA, se encontrou "de cara para o mato", não existia rua!

Então nós excluímos o nome da Travessa que, para ter mais prestígio, se transformou em AVENIDA DO MUSEU.

E o número só poderia ser 1 ou 2: uma miséria que não daria muito IBOPE!

Então escolhemos como número a data histórica de transferência, 1983!

Mas não houve intenção de enganar ninguém: se a rua não é uma Avenida Paulista, O Museu do Marajó é uma raridade que merece um endereço deste tamanho!

Pode conferir!

topo da página

Página Inicial .. O Museu .. Localização .. Atividades Culturais .. Exposição Interativa .. Publicações .. Galeria de Fotos .. Fale Conosco
Retorna a página inicial Retorna a página inicial O Museu Localização Atividades Culturais Exposição Interativa Publicações Galeria de Fotos Fale Conosco